Ciências sociais computacionais: a CompSS de Stanford

Susan Athey falou sobre "The Internet and the News Media" na CompSS 2013.
Susan Athey apresentou “The Internet and the News Media” na CompSS 2013. (Fonte: https://css-center.stanford.edu).

Tem centros de pesquisa incríveis no mundo todo. Vocês devem conhecer o Institute for Digital Research and Education (IDRE), da UCLA, e o Institute for Quantitative Social Science (IQSS), de Harvard. Os dois oferecem recursos muito prestativos online, desde workshops pagos ou webinars gratuitos até materiais completos para estudos à distância. E uma das melhores propostas deles é a de serem interdisciplinares, frequentemente envolvendo todo o campus universitário no seu trabalho.

Talvez menos conhecido por aqui seja o Center for Computational Social Science (CSS), de Stanford, que mencionei no último post. Descobri recentemente que ele disponibiliza online os vídeos das apresentações do seu evento mais importante: a Stanford Conference on Computational Social Science (CompSS). Neste ano, houve a quarta edição. Abaixo, vocês podem ver o vídeo do discurso de abertura, que foi feito pelo diretor do CSS, Daniel McFarland.

Como diz McFarland, sete faculdades de Stanford estavam representadas no evento, também frequentado por funcionários de empresas como Facebook, Wikipedia e HP. Mas, afinal, o que é “ciência social computacional”? Muita gente faz a mesma pergunta a McFarland, que é bastante didático ao respondê-la: “Tentamos implementar novas tecnologias, métodos e técnicas de computação que nos permitam ter acesso a novos dados da vida social e trabalhar com eles”. No caminho, ressalta ele, parcerias com pesquisadores de outras áreas e com a indústria ajudam a tocar os projetos.

Refaço então o convite para explorar o trabalho fantástico do CSS e conhecer mais sobre ciência social computacional! E sejam legais e comentem se conhecerem outros sites bacanas com recursos que eu possa compartilhar no blog.

Um comentário sobre “Ciências sociais computacionais: a CompSS de Stanford

Deixe um comentário